fbpx
Tem pessoas que não podem ouvir a palavra obra, que já associam com dor de cabeça. E se não tiver planejamento e preparo, pode mesmo ser sinônimo de confusão. Abaixo listamos 8 erros comuns em obras para você evitá-los.

Falta de organização financeira

Fazer compras por impulso é um grande perigo e um dos erros comuns em obras. É preciso conhecer os preços do mercado e orçar as melhores propostas antes mesmo de iniciar a construção. O planejamento financeiro é essencial para que você saiba até onde poderá ir. E lembre-se que imprevistos acontecem, e para que eles não atrapalhem seu projeto, é importante prever uma quantia extra de valores.

Falta de organização Operacional

Um dos erros comuns em obras decorrentes da desorganização é o furto no canteiro. O sumiço de materiais, ferramentas e equipamentos, atrasam o andamento das etapas, e ainda causa prejuízo financeiro. É muito importante planejar o armazenamento seguro de todos os materiais e equipamentos. Investir em locais seguros com grades e cercas, ou mesmo optar por alugar containers com essa finalidade, é o mais recomendado.

Estresse emocional

Um dos erros comuns em obras é idealizar que tudo ira correr conforme o previsto, essa condição acaba estressando e prejudicando emocionalmente os envolvidos. O estresse em um canteiro de obra desmotiva e afeta toda a equipe envolvida, o que pode resultar em uma sucessão de erros. Se sentir que não está preparado para o processo, o melhor a fazer é contar com o auxílio de um profissional.

Falta de preparo para problemas inesperados

Um dos erros comuns em obras é a dificuldade de lidar com problemas no decorrer do processo, fazendo com que a obra fique paralisada e ou até mesmo pulando as fases ditas como problemáticas. Verifique de onde e porque veio o problema, e junto com a equipe responsável, conversem sobre a melhor solução.

Expectativas irrealistas

Sonhar é muito importante para projetos de construções, mas é importante que na fase de execução você esteja com os “pés no chão”. Expectativas que não correspondem à realidade são um dos erros mais comuns em obras. Prever etapas finalizadas em um tempo menor que elas demandam, e ou grandes projetos com uma quantia muito menor de dinheiro só vão trazer problemas.

Não criar expectativas

Se idealizar um mundo irreal é um prejuízo, não criar nenhuma expectativa também é um dos erros comuns em obras. É preciso ter prazos e um cronograma. Claro, isso não vai assegurar que as atividades serão realizadas exatamente conforme o programado, mas a ausência de um acompanhamento diário dificulta a avaliação e andamento das etapas.

Falhas na comunicação interna

Uma obra envolve muitas pessoas, que vão desde o fornecedor àqueles que vão colocar a mão na massa. Um dos erros comuns em obras é a falta de comunicação. Por envolver uma equipe, é essencial que todos internamente falem a mesma língua para evitar perda de informações ou duplas interpretações.

Falta de qualidade

Prezar pela qualidade é um dos fatores fundamentais para o bom andamento de uma obra. E infelizmente vemos que a falta dela, é um dos erros comuns em obras. Tentar economizar demais e ou centralizar muitas tarefas em uma pessoa só, é sinal que uma hora as coisas podem ir mal. De nada adianta pensar só no preço, e depois ter que gastar com reposição de material devido à falta de qualidade. Da mesma forma, deve ser feito com a contratação dos profissionais. Mão de obra qualificada é indicativo de obra com poucos problemas.

Gostou do artigo? Se tiver mais alguma dica sobre os erros comuns em obras, deixa sua contribuição nos comentários.