fbpx

Tendências na construção civil para 2019

O mercado da construção civil está com boas expectativas para 2019. Com a retomada da economia, e também com o crescimento do setor de prestação de serviços, o índice de Confiança da Construção (ICST) calculado pela FGV chegou a 84,7 em novembro do ano passado. Este é o maior nível atingido pelo índice desde janeiro de 2015.

A dica aos empresários é que se preparem para este momento, entendendo o momento econômico e as tendências da construção civil. Assim, poderão aproveitar ao máximo a oportunidade de crescimento.

Tijolos inteligentes

Os tijolos inteligentes, são recursos modulares e ecológicos. Eficazes, baratos e sustentáveis. São feitos com materiais recicláveis e ou sem o processo de cozimento, comum dos tijolos normais.

Outra tendência no mesmo conceito, é a utilização de materiais produzidos na construção civil como, por exemplo, os entulhos e resíduos, para a fabricação de outros insumos como areia reciclada.

A internet das coisas

Já ouviu falar na internet das coisas? Também conhecida como IoT, Internet of Things, a internet das coisas, é uma grande evolução da construção civil em 2019, que promete melhorar muito os trabalhos no canteiro de obras.

Na construção civil essa tecnologia se faz útil em máquinas conectadas a um tablet ou celular, para o rastreamento de equipamentos e funcionários, fornecendo diagnósticos de desempenho e coleta de dados. Assim, esses dados poderão ser acompanhados em tempo real pelos gestores, a fim de ajudar na tomada de decisões.

Construção modular

Outra forte tendência da construção civil, que continuará em alta em 2019 é o uso de estruturas modulares (containers) no canteiro de obras. Trabalhar com as estruturas metálicas é vantajoso, pois permite otimizar os processos e acelerar as etapas da construção.

Isso porque, além da rapidez na montagem e desmontagem dos containers, é muito fácil o transporte deles para um novo terreno ou cidade. Também é uma forma de economizar com construções de barracos de alvenaria, e ainda contribuir com a tendência que vamos falar abaixo.

Sustentabilidade na construção civil

Uma das necessidades mais urgentes não só na construção civil, mas também em indústrias e empresas de várias áreas de atuação, é a sustentabilidade. Atualmente os consumidores avaliam a contribuição ou prejuízo que uma marca traz ao meio ambiente, antes de adquirirem produtos e serviços.

O pensamento “verde”, deve estar presente na rotina das construções. Economizar energia, melhorar a qualidade do ar, tornar as ações menos poluentes, incentivar a reciclagem e outras ações neste sentido serão quase que obrigatórios em 2019.

Gostou do artigo, então leia também a Importância de alugar container para obra: veja 5 motivos.

Se interessou ou ficou com alguma dúvida? Clique aqui e fale com a gente pelo Whatsapp.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *